terça-feira, 30 de novembro de 2010

João Carlos Bacelar assume a Educação de Salvador

O deputado estadual João Carlos Bacelar será o novo secretário de Educação de Salvador, na gestão doprefeito João Henrique Carneiro. Na próxima legislatura, assume no lugar de Bacelar o vereador Luizinho Sobral, que não foi eleito por 17 votos. Este, por sua vez, tem como suplente Geraldinho Junior. O segundo suplente de Bacelar é Humberto Leite, ex-prefeito de Santo Antonio de Jesus, que desistiu de se candidatar a deputado estadual para apoiar o presidente da Câmara de Salvador, Alan Sanches, à Assembleia Legislativa.

domingo, 28 de novembro de 2010

STF julga recurso e derruba ações originadas pela CGU

Operação Carcará pode ter sido em vão.
Deu na coluna Tempo Presente do jornal A Tarde: “Lembra da Operação Carcará (desfechada pela PF há duas semanas) que prendeu sete prefeitos sob suspeita de desvios na merenda escolar? Caia o queixo. Não valeu nada. Na tarde de quarta-feira, ao julgar um recurso em mandado de segurança interposto pelo ex-prefeito de São Francisco do Conde, Antônio Calmon, o Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta instância da Justiça brasileira, decidiu que só o TCU pode fiscalizar os repasses federais regulares. A CGU tem competência, apenas, para fiscalizar as verbas resultantes de convênios. Quando foi prefeito de São Francisco, eleito duas vezes, Calmon recebeu duas visitas da CGU, que o acusou de desvios nos repasses de royalties. Por conta disso, Calmon foi afastado do cargo várias vezes e nem conseguiu completar o segundo mandato. Agora, vem o STF e diz que a CGU era incompetente para fiscalizá-lo. Claro que ele foi prejudicado pela perda de tempo no mandato, mas se livra de um monte de processos que o caso gerou. E leva de roldão outros acusados. Como a Operação Carcará foi baseada em relatórios da CGU, a presunção é que as implicações jurídicas do caso caíram”

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Marcada eleições de Saubara e Cansanção


Sem prefeitos, os municípios de Saubara e Cansanção realizarão novas eleições municipais já no mês que vem. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a realização dos pleitos. Nos dois municípios, a data das eleições suplementares será o dia 5 de dezembro. Outras urnas eletrônicas deverão ser utilizadas, mas poderão ser preservadas as que foram empregadas nas eleições gerais de outubro nos cinco municípios, como determina a legislação eleitoral, para efeito de eventual fiscalização.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Wagner barra Geddel na Infraero, diz jornalista

Deu no blog do jornalista Guilherme Barros no iG: “Derrotado na disputa pelo governo da Bahia, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) tem manifestado o interesse de comandar a Infraero durante o governo Dilma. A estatal possui um orçamento superior ao de vários ministérios e também bastante visibilidade, pois os aeroportos estão entre os grandes gargalos de infraestrutura do País. A ofensiva de Geddel, no entanto, não deverá surtir efeito. O governador reeleito Jaques Wagner (PT) já fez chegar aos ouvidos da presidente que não quer Geddel na Infraero. Assim, Dilma está diante da primeira crise de seu governo, que é como abrigar os aliados de sua candidatura que foram derrotados nas urnas”

PV na prefeitura de Salvador e João no controle do PV...???

Está praticamente fechado o ingresso do prefeito João Henrique (PMDB) no PV. No momento, as discussões, que passam por Brasília, levam em conta apenas a participação que o partido terá na prefeitura de Salvador. Embora sejam consideradas disponíveis as secretarias de educação e de serviços públicos, onde hoje se encontra o peemedebista Fábio Mota, nada indica que a legenda as aceitará. Ainda que já tenha definido seu futuro partidário, o prefeito pode aguardar ainda alguns meses para ingressar oficialmente na legenda. O mais provável, entretanto, é que a legenda fique sob seu controle.

Carrreira pode compor secretariado de João Henrique

O deputado federal Luís Carreira (DEM), tem o nome cotadíssimo nos bastidores para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham), atualmente ocupada por Paulo Damasceno. O parlamentar, ligado a ACM Neto, não conseguiu a reeleição e teria a missão de fortalecer os espaços do partido na administração de João Henrique, ainda no PMDB. Integrante da Frente Parlamentar Ambientalista, o democrata já atuou como secretário estadual de Planejamento, Ciência e Tecnologia nos governos de Antonio Carlos Magalhães, Antonio Imbassahy, Paulo Souto e César Borges, entre 1994 e 2002.

Mais quatro partidos fecham apoio à Maecelo Nilo

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), fechou ontem, terça-feira (23), o apoio do PSB, do PSL, do PTdoB e do PRP à sua candidatura à reeleição na Casa. Dos partidos que integram o Legislativo, apenas o PT, que ameaça lançar candidato, e o PP, do deputado estadual Ronaldo Carletto, também presidenciável, estão até o momento distantes do presidente. Nilo, entretanto, deve ter uma reunião com o presidente do PT, Jonas Paulo, na próxima quinta-feira (26), para tratar da sucessão.
Assim, ao que tudo indica, o pedetista configura-se como principal e imbatível nome, para comandar o Legislativo baiano ao próximo biênio

PSB baiano vai à caça dos infiéis...

Prefeitos, vice-prefeitos e lideranças do PSB que apoiaram candidatos de outros partidos em outubro último não poderão disputar cargos eletivos pela legenda na sucessão municipal de 2012. A decisão foi tomada pelo partido em reunião realizada ontem, no Hotel Bahia Sol, para avaliar o resultado das eleições e está lastreada em resolução do diretório nacional da sigla que exige fidelidade partidária de todos os seus filiados.
Caso não concordem, os infiéis serão submetidos a um processo de expulsão, sob a justificativa de que desobedeceram uma resolução da Executiva nacional que os obrigava a votar nos federais da legenda. A decisão inclui 12 dos 16 prefeitos do partido. São eles ( em ordem a seguir - a cidade , seguido o gestor (a) municipal): Caetanos – Tonho da Silva, Cardeal da Silva – Maria Quitéria, Fátima – Nego, Irará – Derivaldo, Itanhém – Milton Bentivi, Itapitanga – Dernival, Lajedo do Tabocal – Mariângela, Macaúbas – Amelinho, Nordestina – Ito, Olindina – Dr. João, Porto Seguro – Gilberto Abade e Serrolandia – Gildo.
Na reunião, o PSB decidiu ainda que, a partir de agora, somente aceitará a filiação de novos quadros que tenham conhecimento prévio do regimento interno e da resolução que exige fidelidade partidária. Além disso, para ser candidato nas próximas eleições, o postulante terá que manifestar o desejo um ano antes e comprovar densidade eleitoral, apresentando um abaixo-assinado com 10% de apoios do número de votos estimados para vencer a eleição.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cruz das Almas tem o metro quadrado mais caro do recôncavo

O metro quadrado mais caro do Recôncavo está no município de Cruz das Almas, onde um lote situado nos bairros residenciais, adjacentes ao centro da cidade, custa de 230 a 1700 reais por metro quadrado. Isso corresponde ao valor de 70 a 500 mil reais em média por um lote regular de 10x30m, a exemplo dos loteamentos Primavera e Pinheiro. No bairro Sumaúma, o mais nobre e caro de todos, um lote varia entre 180 a 500 mil reais.

Para quem pretende adquirir um lote na área comercial fica ainda mais difícil, pois terá que desembolsar nada menos que 600 mil a 2 milhões de reais, a depender do tamanho da área e proximidade aos bancos. Um fato curioso que ocorre com freqüência é que muitos donos de imóveis, como casas antigas, preferem demolir a construção e limpar o terreno antes de por à venda, valorizando-o assim ainda mais.

Já nos bairros ou nos loteamentos mais afastados do centro, ou muito próximos da periferia, o custo por lote fica em torno de 40 a 60 mil reais, e nos bairros de classe mais baixa e de maior concentração de casas por ruas, como Areal, Miradouro e Matadouro, ainda se compra um terreno, de dimensões menores, por 10 a 20 mil reais. Terreno de valor menor que esses só em áreas de difícil acesso e com infra-estrutura precária

Governador Mangabeira: Vereador Albano Fonseca desabafa após mais uma morte na BR 101


Como já era previsto pela população da cidade de Governador Mangabeira mais uma vida é ceifada no perímetro urbano da BR 101. O vereador Albano Fonseca que foi detido por participar de uma manifestação pacífica solicitando a implantação das lombadas na BR 101, usou a Tribuna da Câmara para solicitar mais uma vez que providências sejam tomadas.

Na tarde desta segunda-feira (22) um acidente envolvendo uma carreta tirou a vida de uma senhora no entroncamento principal da cidade. Segundo testemunhas a mulher atravessava a pista quando uma carreta com placa de Santo Antonio de Jesus teria apanhado-a de surpresa. A morte foi instantânea, com fraturas expostas em quase todo o corpo. A população do Município já não sabe mais o que fazer, dizem que sentem-se impotente, pois até no momento em que fizeram uma manifestação para que tragédias como essa fossem evitadas, foram impedidas por atitudes truculentas de um representante do Poder Executivo Municipal. Assista o vídeo e confira na íntegra!

Castro Alves: Prefeito Cloves Rocha nega ameaça a blogueiro

Foto: BN

Prefeito Cloves Rocha (DEM) visitou a redação do BN


O prefeito de Castro Alves, no recôncavo baiano, Cloves Rocha (DEM), negou nesta segunda-feira (22) ter feito qualquer tipo de ameaça ao blogueiro Leandro Alves, editor do site “A Bahia News”, que afirmou ter sido ameaçado de morte pelo motorista do gestor. Em visita à redação do Bahia Notícias, o alcaide admitiu o encontro do seu funcionário com o comunicador em um evento na cidade, mas afirmou que a conversa não foi em tom ameaçador. “Meu motorista é uma pessoa pacífica e tranquila, se não fosse, não andava comigo. Ele nunca se meteu em uma confusão. Não é do meu perfil andar com gente violenta”, defendeu. Segundo ele, apenas uma pergunta foi feita: “Rapaz, você não tem medo de ficar inventando notícias contra o prefeito? Foi por coisas desse tipo que seu pai se acabou daquele jeito”, reproduziu. De acordo com o chefe do Executivo municipal, diferentemente do que publicou o blog, a Operação Carcará, deflagrada em 21 municípios do estado, esteve em Castro Alves em busca de seu ex-assessor, Fabrício Figueiredo, dono de uma empresa de construção civil, envolvida no suposto esquema de corrupção. Ainda segundo o democrata, devido ás falsas informações veiculadas no "A Bahia News", o departamento jurídico da prefeitura foi orientado a entrar com uma ação na justiça contra o blogueiro. Alves deixou a cidade na última sexta-feira (22), após o BN divulgar que ele corria perigo de morte. Para Rocha, tudo isso não passa de uma encenação que, segundo ele, pode ter a orientação de terceiros. "Não desejo mal a ele, peço a Deus que o proteja. Quero cuidar de minha vida com muita responsabilidade"

domingo, 21 de novembro de 2010

NEGROMONTE E PELEGRINO SONHAM COM MINISTÉRIOS

Negromonte, Filho e Esposa no Poder sem nepotismo, tudo pelo poder do voto.

Na condição de comandante do principal partido da base aliada no governador Jaques Wagner (PT), o deputado Mário Negromonte (PP) espera ser compensado como foi Geddel Vieira Lima (PMDB) quando, em 2006, o PMDB ocupava este mesmo papel: com um ministério. “Temos cinco senadores, 41 deputados federais, Wagner quer e o partido também”, assegura. Mário Negromonte reelegeu-se com 169.209 votos, elegeu o seu filho Mário Júnior, a Assembleia Legislativa, com 113.398, e a esposa, Ena Vilma, é prefeita de Glória. Além dele, outro baiano sonha com uma pasta federal. É o deputado federal reeleito Nelson Pelegrino (PT). “Estou pronto para exercer a função que Wagner me delegar. Ou Dilma”, disse, sem dispensar uma secretaria estadual. Pelegrino deseja o Executivo como forma de projetar sua candidatura à Prefeitura de Salvador em 2012. Para ambos, entretanto, no momento, só restar fazer campanha e torcer para Dilma ganhar a eleição

Prefeita de Governador Mangabeira corre risco de perder o mandato

O PMDB e o PSDB baianos já tomaram medidas contra filiados infiéis, que apoiaram candidatos de outras legendas na eleição deste ano. Eles estão sujeitos à expulsão dos seus partidos. A prefeita de Governador Mangabeira, Domingas da Paixão, está suspensa do PMDB por ter declarado apoio ao governador JaquesWagner (PT) e corre já um processo interno para expulsão da gestora. O partido também pretende solicitar à Justiça Eleitoral a perda do mandato. No PSDB, o caso sob análise é do prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSDB), que também responde a processo interno de expulsão. O motivo: o apoio a Dilma Roussef (PT) no segundo turno da campanha, em detrimento do tucano José Serra

Cruz das Almas: Nova motoniveladora é incorporada à frota municipal

A Prefeitura de Cruz das Almas apresentou nesta quarta-feira (24/02) a nova motoniveladora que será incorporada à frota do Município. Também conhecida como patrol, a máquina será utilizada no trabalho de nivelamento das estradas vicinais e da zona rural. O equipamento está exposto na Praça Senador Themístocles, em frente ao Paço Municipal.
Orçada em R$ 530 mil, a motoniveladora foi adquirida em convênio com o Ministério da Agricultura. A máquina é da marca Volvo, do modelo Motiva G930. O novo equipamento é todo automático e possui cabine climatizada com ar condicionado, permitindo mais conforto ao operador.

Com a nova aquisição, o Município agora conta com três motoniveladoras. Desde 2005, a Prefeitura já adquiriu duas máquinas. “O aumento da frota permite que possamos atender o morador de Cruz das Almas com mais celeridade e qualidade”, disse o secretário de Infra-estrutura, Humberto Brandão, referindo-se ao serviço de recuperação e manutenção das estradas.

Além das três motoniveladoras, Cruz das Almas conta com quatro tratores (investimento de R$ 240 mil), entregues em março do ano passado para ajudar os pequenos agricultores do Município, e uma retroescavadeira (investimento de R$ 200 mil) da marca Random que é utilizada na instalação de manilhas para o escoamento de águas.

Em cinco anos a Prefeitura implementou o programa de requalificação das estradas, principalmente na zona rural. Desde 2005, a Secretaria de Infra-estrutura e Agricultura e Meio Ambiente já realizaram o rebaixamento das ladeiras da Tapera, Tintureiro, Rebouças, Chapadinha e Engenho São João.

Conforme Humberto Brandão, ainda em 2010, a Secretaria de Infra-estrutura inicia o rebaixamento das ladeiras do Araçá, Milagres (localizada entre a Boca da Mata e o Ponto Certo), Caminhoá e Tintureiro. “Estamos concluindo o processo licitatório. Logo iniciaremos os serviços”, revelou o secretário.

Brandão também lembrou que qualquer morador pode requisitar o serviço de recuperação das estradas em sua rua ou localidade. “Basta ligar para 3621-2403 que nós atenderemos”, concluiu.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Muritiba: Depois das Eleições demissões na prefeitura

Como toda vez, essa não foi diferente, sinto uma sensação de que esse filme já vi. E foi isso mesmo. Como ocorre sempre em Muritiba, muitas pessoas são contratadas em épocas que antecedem o pleito eleitoral, fazendo com que a folha de funcionários chegue ao limite, uma decisão teria que ser tomada após a farra política: Demissão! E muitas pessoas choraram a dor do desemprego nos últimos dias. O prefeito poderia ter suas contas rejeitadas caso os contratos continuassem, inclusive alguns que ocupavam cargos de confiança ficaram perplexos com a notícia de suas demissões.

Segundo informações que obtivemos nas últimas horas, outros setores sofreram cortes como a Secretária de Obras onde o secretário Dr. Brandão deixou o cargo, respondendo somente pela pasta de desenvolvimento econômico, carros locados foram “cortados da folha”, até o setor de compras terá que estabilizar, quem também caiu na malha fina foram as Emissoras de Rádios da cidade que prestam serviços de divulgação da prefeitura tendo seus contratos reafirmados em valores bem menores. Parece mesmo que o Prefeito Epifanio Marques Sampaio (Babão) resolveu fazer uma faxina na casa executiva, para que a situação não piorasse lá na frente. De acordo com fontes seguras até Dezembro mais pessoas serão dispensadas.

Que as dezenas de novos desempregados no município aprendam, e não fiquem a espera de um trabalho oriundo de contratações temporárias de prefeitura, muitos criando inimizade, pois são contaminados com o jogo político. Façam uma reflexão do que vale apena lutar, defender e até gerar inimizades. Restam a todos os demitidos entrarem pela porta da frente, através do concurso a ser realizado no próximo dia 12 de Dezembro. Que seja uma avaliação justa e lícita por parte do órgão contratante e que os conflitos partidários e nem apadrinhamentos, como já ocorreu em épocas passadas não se repitam

Cidade do Recôncavo terá nova eleição para prefeito

Vista Aerea Saubara - Recôncavo
Segundo informações do Bahia Notícias o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a eleição suplementar nos municípios de Iramaia, Cansanção e Saubara (Recôncavo) Entenda o caso. O objetivo é eleger os prefeitos nos municípios. Para isso os pedidos foram encaminhados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O órgão já marcou as eleições para o dia 5 de dezembro de 2010. Outras urnas eletrônicas serão utilizadas nas eleições suplementares, porém deverão ser preservadas as que foram usadas em outubro, no último pleito, para eventuais fiscalizações

OPERAÇÃO CARCARÁ : PF DESARTICULA ESQUEMA DE DESVIO DE VERBAS FEDERAIS EM 20 MUNICÍPIOS

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União e Ministério Público Federal, prendeu, nesta quarta-feira, 10, 29 pessoas em todo o estado, como resultado da Operação Carcará da Bahia, contra desvio de verbas federais e fraude em licitações. Os contratos onde constatou-se irregularidades movimentavam R$ 60 milhões. Sete prefeitos estão envolvidos, sendo que os administradores de Aratuípe (Antônio Miranda Silva Júnior - PMDB, conhecido como Sinho), Cafarnaum (Ivanilton Oliveira Novaes - PSDB), Itatim (Raimunda da Silva Santos - PSDB, conhecida como Mundinha), Lençóis (Marcos Airton Alves Araújo - PR, conhecido como Marcão) e Elísio Medrado (Everaldo Caldas, PP) já estão presos.
Apesar dos mandados de prisão, a PF ainda não confirmou a detenção dos prefeitos de Santa Terezinha (Agnaldo Andrade - PT do B) e Utinga (Joyuson Vieira Santos - PSDB). As prefeituras de Salvador e Feira de Santana não foram investigadas. A operação ainda está em andamento.
Os detidos estão sendo encaminhados para Salvador e pelo menos cinco deles já estão na sede da PF, em Água de Meninos. Ao todo, foram cumpridos 82 mandados de busca e apreensão, 45 de prisão temporária e um de prisão preventiva, em 20 municípios baianos além da capital. Segundo informações da PF, esta é a maior operação realizada em toda a história do órgão, e envolveu 450 policiais federais desde às 5h desta quarta-feira. De acordo com a PF, além dos prefeitos, estão envolvidos secretários municipais, servidores públicos na área de licitação e empresários.
Os envolvidos serão indiciados por crime de peculato, emprego irregular de verbas públicas, estelionato, formação de quadrilha ou bando, fraude a licitação, modificação ilegal de contrato ou pagamento antecipado, impedimento, perturbação ou fraude ao ato licitatório, afastamento de licitante, fraude na execução do contrato, crimes de responsabilidade de prefeito municipal e corrupção ativa e passiva.
O desvio atingiu verbas federais que deveriam ser destinadas aos municípios para aquisição de medicamentos, merenda escolar e execução de obras públicas. As irregularidades aconteciam através de manipulação de concorrências. Segundo a PF, a investigação começou há um ano a partir de uma denúncia sobre crimes relacionados a uma licitação envolvendo a empresa Sustare - Distribuidora de Alimentos, localizada no município de Itatim, e outras empresas pertencentes ao grupo comandado por Edison dos Santos Cruz, que fornecia merenda escolar. O mandado de prisão preventiva foi destinado a Cruz, que seria o mandante da organização.
As licitações eram fraudadas por meio da utilização de notas fiscais frias e superfaturamento de preços praticados. Em alguns casos, não havia entrega do produto contratado. Para realizar esta operação, a PF coletou provas durante um ano e o material apreendido como documentos e computadores serão analisados pela PF e CGU. O relatório final será encaminhado ao Ministério Público Federal.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Palmeira, Cravolândia, Itatim, Utinga, Cafarnaum, Lençóis, Aratuípe, Ibicoara, Brejões, Cândido Sales, Santa Terezinha, Iraquara, Bonito, Santo Estevão, Lamarão, Elísio Medrado, Mulungu do Morro, Souto Soares, Castro Alves, Lafaiete Coutinho.
Prisões - De acordo com a delegada coordenadora da operação, Aline Marquezine, os prefeitos que foram presos receberam comissão a partir dos pagamentos realizados para as empresas. Segundo ela, há indícios de que os prefeitos das demais cidades tinham conhecimento das irregularidades, mas a PF só prendeu as pessoas sobre as quais foram reunidas provas. Entre os programas do governo federal envolvidos na licitação estão o Fundeb, voltado para a educação básica, PNAE, destinado à merenda escolar, PAB e Farmácia Básica, relativos a medicamentos.
Aline afirmou que eram seis as principais empresas envolvidas no esquema fraudulento e tinham base no município de Itatim. Só participavam das licitações empresas envolvidas no crime e, segundo ela, outras empresas recebiam propina pra sair da licitação. "O nome da operação foi escolhido porque o sentimento de impunidade fazia com que ao longo de anos se perpetuasse a prática de desvio de verbas federais destinadas para esses municípios. Era uma verdadeira rapinagem do dinheiro público", disse José Maria Fonseca, superintendente da PF, acrescentando que carcará é um resistente animal de rapina.
Segundo Cristiano Sampaio, delegado de combate ao crime organizado, o esquema comprovadamente ocorre desde 2009, mas há indícios de que a prática ocorre há muito tempo. As provas foram recolhidas através de escutas telefônicas e relatórios da CGU. Ele afirma ainda que o valor total do prejuízo pode superar os R$ 60 milhões. "Os municípios envolvidos no esquema movimentaram R$ 300 milhões de 2009 para cá, mas não há confirmação se todo o dinheiro foi objeto de fraude", completa Antônio Veiga Argolo, chefe da CGU/BA. O montante será rastreado, mas já foram ordenados sequestro, bloqueio e indisponibilidade de recursos dos envolvidos.
A próxima etapa da operação será investigar outros municípios em relação aos quais não foi possível reunir provas suficientes. De acordo com Cristiano Sampaio, a organização criminosa está pulverizada por vários partidos e, por causa disso, não se atribui ligação política com o caso. Para Aline Marquezine, é mais difícil quebrar esse tipo de esquema na Bahia.
"O que dificulta é que as empresas de fato existem e entregam alguma coisa aos municipios, só que o que é entregue é superfaturado e isso dificulta a a investigação da fraude", disse ressaltando o prejuízo que a organização criminosa provocava na alimentação dos estudantes de escolas públicas, já que alguns produtos da merenda escolar não eram entregues ou eram enviados em pequena quantidade. Ela acrescentou que segundo o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), 70% da merenda tem que ser composta por alimentos tradicionais, enquanto que o grupo colocava mais de 70% de produtos industrializados como sucos e sopas prontas, prejudicando a nutrição das crianças

Prefeitura de Muritiba: Despesa de R$ 631.499,70 com locação de veículos em apenas três meses daria para comprar 22 veículos 0km

Parece fábula, mas a prefeitura Municipal da cidade de Muritiba – Ba, a 140km de Salvador conseguiu uma façanha inédita. Segundo parecer prévio de rejeição das contas do atual prefeito Epifânio Marques Sampaio (Babão) PR, o TCM – Tribunal de Contas dos Municípios relata que a Prefeitura de Muritiba efetuou Despesa de R$ 631.499,70 com locação de veículos, em abril, maio e junho de 2009. O que foi correspondente a 9,76% da receita orçamentária e 11,25% da despesa realizada no período.

Ao ser realizada uma pesquisa de preço sobre o valor médio de um carro popular, foi descoberto que essa despesa daria para comprar 22 (vinte e dois) veículos tipo Uno Mille 4pts com motor Fire Economy 1.0 Flex 0km no valor de R$ 28.513,00
cada. E com a sobra de R$4.213,99 a Prefeitura ainda teria de saldo 1.626 litros de gasolina ao preço de mercado do Recôncavo.

Se durante a posse do atual prefeito sua equipe fez exposição de carros deixados por administrações passadas inclusive as suas, não teríamos explicações convincentes de que a compra desses veículos seria uma boa alternativa.


A população aguarda o parecer final do TCM para assistir mais uma capítulo desta novela tão triste que a cidade serrana vive

MURITIBA: Após quase 2 anos Roque Isquem retorna a uma Emissora de Rádio

Roque Isquem (Esquerda)
Notícia do site A voz jovem: Depois de quase dois anos o prefeito Roque Luis Dias dos Santos, do exercício de (2004 –2008), voltou a ser entrevistado, exercendo direito de resposta referente a entrevista da presidente Sued Tosta que esteve no programa Ligação Direta sob nossa apresentação. Na segunda-feira, dia 8, a vereadora esteve nos estúdios da Muritiba Fm 87.9 e comentou a aprovação do exercício financeiro do ex-gestor do município. A presidente insinuou que as contas de Roque Luis foram aprovadas dentro de um acordo político: “Eu não votei pela aprovação porque o TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) primeiro opinou pela rejeição, e logo após as eleições opina pela aprovação, mas não me convenci porque provas não foram apresentadas para que votasse diferente, na política dá-se jeito em tudo, esse órgão é meramente político” – afirmou.
Mediante a isso, Roque Isquem obteve seu direito de resposta onde expressou-se em relação ao seu exercício financeiro de 2007 aprovado na Câmara. De acordo com ele não houve jeitinho para que o tribunal opinasse pela aprovação de suas contas: “A presidente está sendo levianas, minhas contas foram aprovadas com respaldo de defesa contundente, apresentei os documentos necessários e o tribunal reavaliou e constatou que tudo estava de forma lícita, agora se a presidente não sabe, a ausência de documentos foi por conta da palhaçada do dia 31 de dezembro de 2008, aonde documentos sumiram da Prefeitura, e foram encontrados dias depois, agora ela deveria respeitar a própria família quando trata-se dos contábeis, filha de uma contadora chega a confirmar que um TCM é político, ela coloca grande suspeição a sua própria mãe que é uma excelente profissional do setor contábil” – destacou.
“A vereadora não aceitou ver o filho de um pobre governando uma cidade, acredita ela que porque nasceu em família rica, que as demais pessoas não podem ser honestas, acho contrário, sinto um gostinho de quero mais do povo muritibano, pois hoje esse prefeito que está aí, deixou a cidade entregue, ao ponto de dizer que nossa Muritiba está a beira da falência. Sued tem que está preocupada é com sua rejeição, que é grande. Tenho gravado em campanha quando a mesma estava ao meu lado, dizendo que em árvores que dá frutos não se atira pedra, hoje ela me ver dessa forma como o pior, antes era o melhor” - Roque Isquem
Logo após seu direito de resposta em relação à entrevista da Presidente, Roque falou das contas opinadas pela rejeição do Prefeito Epifânio Marques Sampaio (Babão),“Quero aproveitar os espaço pra informar que as minhas contas tiveram problemas primeiramente no tribunal porque houve uma confusão na transição de governo, mas a do prefeito atual, foram gastos desnecessários com transportes locados, em 3 meses mais de 300 mil reais gastos em locações de veículos. Quero falar também sobre a verba para reformar a praça Clementino Fraga, aquele dinheiro era pra ser investido na Avenida Durval Fraga, iríamos retirar todas aquelas barracas de madeiras e criar quiosques, mas eles mudaram a verba para outra obra que hoje encontra-se estagnada, tínhamos um projeto apresentado por Caquice, cidadão que ama Muritiba, e que realizou a planta da praça de alimentação, já estava tudo programado, porém não continuei no governo e tudo mudou“.
Para finalizar, Roque Luis foi perguntado sobre o seu primeiro escalão de governo, onde se encontram as pessoas que foram beneficiadas por ele, em resposta disse:
- Algumas tenho contatos e estão trabalhando em outros lugares, outros eram amigos quando tinha o poder da caneta. Quero dizer que hoje estou boicotado em rádios da cidade, não aqui nessa emissora que entende o movimento democrático, mas tem uma emissora que ajudei e hoje estou proibido de falar, agora algumas pessoas estão retornando ao meu convívio, mas quando perdi a eleição, parecia que tinha lepra, pessoas se afastaram de mim, tinha apenas alguns resquícios de um perfume não muito bom, que hoje entendem ser agradável, mas se Deus nos conceder o direito de voltar, será tudo diferente – concluiu.
Próxima semana o prefeito atual Epifânio Marques Sampaio (Babão) exercerá seu direito de resposta em relação as acusações proferidas pelo seu opositor, em seguida transcreveremos aqui no blog a sua defesa

O Preço da Liberdade

Não ter preferencias politicas, nem fazer alianças a grupos engatinhando, faz da atual Presidente da Câmara, segundo apaixonados politicos, uma traidora, fraca politicamente e sem rumo.

Sued Tosta entrou na politica de Muritiba pelo PSDB, onde concorreu ás Eleições para Prefeita apoiada por Epifânio Marques Sampaio. Perdeu. Em 2008 se aliou ao atual prefeito da época, Roque Isquem, que disputava reeleição, e se candidatou, pelo PCdoB a vereadora. Recebeu 558 votos.

Após assumir o seu primeiro mandato, ganhou a Presidencia da Câmara e vem, até então, desempenhando um importante papel na organização documental, estrutural e administrativo. A Presidente expôs problemas deixados por gestões passadas, anulando "comissões" duvidosas em alugueis de carros, controlando o abastecimento, dentre outras coisas.

Sued também protagonizou várias ações dentro desses dois anos. Começou a estremecer relações com o Grupo de Roque Isquem logo que recebeu o relatório da auditória do executivo. Não se calou e nem defendeu Roque Isquem.

Recebendo ataque da sua bancada de oposição, Sued iniciou o discurso de que sua bandeira era Muritiba. Então começou a bater de frente também com o atual gestor, Epifânio Marques Sampaio.

A Presidente esteve a frente também, da CPP que investigou o vereador Clementino Pereira Fraga. Depois, com a queda do duodécimo da câmara, a imprensa começou a pressionar a Presidente, já que beneficios foram cortados.

Ontem, durante seção que julgou as contas do ex-prefeito Roque Isquem, quando a Presidente leu o seu pronunciamento, quase todas as pessoas presentes, em sua maioria aliadas ao ex-gestor, se levantaram e sairam do auditório.

O vereador Clementino colocou em sua mesa uma placa: "Faltam 57 dias para o fim da ditadura", que é o fim da gestão de Sued, como presidente da Câmara. Assim, certamente, ele se referia ao corte do telefone, que segundo a presidente foi feito para diminuir despesas, e da presença do Pelotão Especial da Policia Militar, durante toda a seção de ontem.

Sabemos que os comentários negativos sobre a presidente partem de apaixonados politicos e não devem ser levados em consideração. Já que se ela estivesse rezando a cartilha de algum dos grupos, esse tratava de lhe dar apoio. A administração da presidente é inquestionável. A Câmara realmente está andando nos trilhos da moralidade, e cabe ao novo presidente dar continuidade a isso.

Quanto ao preço que ela está pagando por defender o seu ponto de vista, que não favorece nem ao grupo A, muito menos ao grupo B... É uma outra história

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Vitória empata com o Treze pelo Nordestão e ellimina o Bahia

Com um time formado por jogadores de até 17 anos, o Vitória empatou na noite de ontem (17), com o Treze-PB, 17, no Barradão, pela 15ª rodada do Campeonato do Nordeste. Com este resultado, o time paraibano entrou no G4 e tomou a quarta posição do Bahia, eliminando o tricolor da competição. As duas equipes agora esperam o resultado do duelo entre o ABC e CSA para saber quem serão seus respectivos adversários nas semifinais, que se iniciam na próxima quarta-feira (24)

João Durval quer João Henrique governador da Bahia...

Depois da polêmica envolvendo o senador João Durval (PDT), a partir de uma entrevista concedida em Brasília, as mais novas informações sobre o baiano dão conta de que ele estaria trabalhando fortemente pela candidatura ao governo do filho João Henrique (PMDB), seu xodó, para 2014, consultando, inclusive, prefeitos com os quais tem intimidade sobre a possibilidade de apoiarem o prefeito para a sucessão do governador Jaques Wagner (PT). Com aqueles com quem conversa sobre o assunto, o senador não nega que fará o que puder para viabilizar o sonho do filho, levando em conta, inclusive, o fato de que considera sua gestão à frente de Salvador um primor, só obstacularizada pela falta de receita crônica do município. A alguns, Durval fez questão, recentemente, de colocar seu mandato à disposição, lembrando, inclusive, que pode buscar assegurar emendas no Orçamento para viabilizar obras nos municípios cujos prefeitos passem a encarar a candidatura a governador de João Henrique com a animação merecida. (Informações da Raio Laser da Tribuna/Foto:Correio).

Prefeito de CRUZ DAS ALMAS saúda o vice-GOVERNADOR eleito

Neste segundo bloco da entrevista exclusiva, com o vice-governador eleito da Bahia, OTTO ALENCAR, foram ainda observados pontos importante que deverão ser bem avaliados pelo governo Dilma Rousseff, a exêmplo da desoneração da folha de pagamento, citada em maior âmbito pelo mesmo.
Ao cuso da entrevista, o vice-governador foi saudado pelo prefeito do município de CRUZ DAS ALMAS, também apontado expressiva liderança regional, ORLANDINHO (PT - foto à esquerda), a quem demonstrou profundo reconhecimento ao seu trabalho à frente da nossa cidade universitária. O gestor cruzalmense desejou sucesso e pontuou sua plena confiança ao trabalho que deverá ser alavancado por Otto, no próximo governo Wagner, aqui na Bahia.


sexta-feira, 12 de novembro de 2010

"ACORDA PRA VIDA" COM UZIEL E EVILÁSIO JÚNIOR

Evilásio e Uziel
Após saída do apresentador Raimundo Varela do programa “Acorda Pra Vida”, da rádio Tudo FM, que diminuiu a sua carga horária por recomendações médicas, assumiu o posto o jornalista Uziel Bueno, que iniciou sua carreira como repórter da TV Aratu, onde comandou durante dois anos o programa “Na Mira”. Formado pela Universidade Federal da Bahia, o jornalista atuou também na Nova Salvador FM e jornais impressos. Ao lado de Uziel, o também jornalista Evilásio Júnior abordará a política local e nacional, além de, junto com Uziel, entrevistar diversas personalidades. Atualmente Evilásio, que iniciou no rádio na Band News FM, é editor do Bahia Notícias e já apresentou o “Bahia Notícias no Ar”, da própria Tudo FM. O programa “Acorda Pra Vida”, com seus dois novos apresentadores, continuará com o mesmo formato: informação, contato com o

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cruz das Almas ganhará agência do Banco Itaú

O vereador André Eloy (foto/PMDB) vem se pautando nas lutas incansáveis pela fiscalização da aplicação austera do erário, do mesmo modo em apresentar propostas (projetos e indicações) visando à melhoria da qualidade de vida dos munícipes e o pleno desenvolvimento do município, principais prerrogativas do vereador. Infelizmente, boa parte da oposição política ideológica (oposição) adversa ao governo que atua em Cruz das Almas desde 2005 (ano que André entrou na Câmara), de certa forma, dificulta para o desencadear destas propostas. No entanto, mesmo com as dificuldades impostas, algumas indicações são atendidas. O que substantivamente alegra o edil e favorece a cidade. Exemplo disso é a resposta positiva do Banco Itaú quanto à Indicação de André Eloy para instalação de uma Agência em nossa cidade. Em resposta ao pleito, o Banco Itaú enalteceu o potencial da cidade, o que, conforme resposta, culminou na instalação de uma agência do Itaú em Cruz das Almas na Rua 15 de novembro – Centro. (informações do www.andreeleoy.com.br).